Twitter


"Quem tem ouvidos ouça..." Pois o susurro é o som do pensamento!

Susurrante

"Gritos e Sussurros"

Ouvintes??

Susurraram por aqui?

Fazendo lição de casa - Tolerância e Cotidiano

Fiz uma dissertação para aula de Redação Forense, esta que talvez será utilizada na prova bimestral...

Aqui vai ela e torçam por mim:

Tolerância e Cotidiano

Em principio na história encontramos a chamada escravidão, que marcou o Brasil com a chegada aqui dos portugueses, e o mundo, com a sua expansão. Os Europeus precursores dessa intolerância, viam nas populações extra-européias seres bárbaros e selvagens; cumpre-nos assinalar que não levavam em conta que estavam diante de povos com seus próprios costumes e suas próprias crenças, e que pelo não conhecer os escravizaram para impor-lhes sua condição que achavam ser correta.
Por conseguinte vemos precedendo a Segunda Guerra Mundial o nascer de um grupo denominado nazistas, liderados por Hittler, trazendo uma imposição ideológica alemã, que encontra seu auge dentro da segunda grande guerra. Como se depreende os nazistas mostraram uma intolerância significativa, uma falta de respeito a crenças e opiniões de outro povo, a ponto de os exterminarem no chamado Holocausto.
Como exposto vimos uma intolerância, por não conhecer, e pela falta disso acabar achando ser errado, e de outra face temos apenas a simples falta de respeito, que mesmo identificando que cada qual tem sua opinião, acha que apenas a sua é legítima, causando um choque de ideias, com terríveis conseqüências.
Vale lembra que no dia primeiro de março de 2001, o grupo extremista islâmico Taleban, que controla 90% do Afeganistão, iniciou a destruição de centenas de estátuas com valor cultural inestimável, por considerá-las ofensivas a um preceito muçulmano contrário a adoração de imagens, mostrando total desrespeito a diferentes crenças.
Posta assim a questão, é de se dizer num sentido político e cultural, que intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes; podendo ser composta de atitudes expressas como foi o Holocausto, negativas como foi na Escravidão ou hostis como no caso do Taliban, em relação às opiniões de outrem, utilizando das opiniões divergentes para suprimir as ideias controvexas as de quem as têm.

Susana Santos dos Passos

Beijaas, Beijaas

0 sussurros: